Ansiedade

Por Talita Rípoli - Psicóloga

A ansiedade é um tema recorrente atualmente no nosso cotidiano, e entre as crianças e adolescentes não seria diferente.  Ela é considerada uma reação defensiva, e comum, frente a situações de perigo ou ameaça. Caracteriza-se por um grande mal estar físico e psíquico. É uma resposta fisiológica do ser humano ao estresse. 

Uma maneira de simplificar o entendimento da ansiedade infantil é dividi-la em: problemas que se internalizam, aqueles sintomas ansiosos, medo, sentimentos de inadequação e perseguição, isolamento; problemas que se externalizam, são comportamentos excessivos desafiadores, compulsões, dificuldades de socialização, choro excessivo, sudorese, dores no peito e explosões de agressividade. 

É muito importante que os cuidadores busquem entender as raízes dos comportamentos, muitas vezes podemos identificá-las através do diálogo ou observação atenta, por isso é importante fazer a manutenção de um relacionamento seguro com a criança ou o adolescente. Há uma grande necessidade de buscarem mais informações e troca de experiências sobre saúde mental, caso não consigam obter resultados positivos em casa, devem procurar ajuda profissional para auxiliá-los. 

Sempre devemos lembrar que não podemos esperar da criança ou do adolescente a maturidade de um adulto, e sim entender que ela necessita de apoio, acolhimento e orientação em vários momentos ao longo do seu crescimento. Conhecer os sintomas de ansiedade, ajuda o adulto a lidar melhor com aquele comportamento, sem julgá-lo ou diminuí-lo, podendo assim auxiliar seu filho, em um momento de dificuldade.

Anterior
Anterior

Vida pessoal, carreira profissional…