Líder em mim: Hábito 1) Seja Proativo!

Por Debora Silva - Professora de Espanhol

O Líder em Mim é um projeto socioemocional fundamentado nas obras e nas pesquisas de Stephen Covey, autor do best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Covey define um hábito como a interlocução entre conhecimento, habilidade e desejo.

Hoje eu vim falar um pouco sobre o hábito 1: Seja proativo.

Ser proativo é tomar a responsabilidade por sua própria vida, ou seja, somos responsáveis por nossas escolhas e comportamentos. Este hábito é a base para todos os outros, pois não significa “fazer as coisas sem que me mandem”, mas fazer as coisas porque eu escolhi fazer sem que me mandassem. Sou livre para escolher, mas sou responsável por minhas escolhas. Sou responsável por minha vida, independente de estar feliz ou triste. Eu posso escolher como vou reagir em cada situação.

As crianças aprendem que as mesmas escolhas produzem os mesmos resultados e escolhas diferentes produzem resultados diferentes, tudo depende de você mesmo. “Eu decido as direções da minha vida”, essas decisões geram um resultado do qual eu sou responsável.

O hábito 1 é a oportunidade para que os alunos exercitem a autonomia e a importância de ser proativo, a meta é ensiná-los a pensar sobre os resultados antes de decidirem o que fazer.

Dicas para a família ajudar as crianças serem mais proativas:

1.DELEGUE TAREFAS DO COTIDIANO

Vestir-se, tomar banho, escovar os dentes, alimentar-se, lavar a louça, ajudar com os irmãos menores,  guardar os brinquedos, fazer o Para Casa. Essas são tarefas do dia a dia que, a depender da idade do seu filho, ele já pode executar sozinho. Dessa forma, você certamente contribuirá para o desenvolvimento saudável da independência dele.

2. INCENTIVE AS DESCOBERTAS

Deixar que a criança descubra outras coisas por ela mesma também pode contribuir para o crescimento dela. Para isso, é interessante não superproteger os filhos, permitindo que tenham a iniciativa diante das próprias necessidades.

3. DEIXE QUE SEU FILHO TOME DECISÕES E ESCOLHA

Até mesmo uma criança tem a capacidade de tomar certas decisões e fazer escolhas. Nesse sentido, uma dica é deixar que seu filho escolha qual roupa vestir, alguns objetos do material escolar e até mesmo o que comer em algumas situações.

4.ESTIMULE A COMUNICAÇÃO

Motivar a comunicação da criança é outra forma de ajudá-la a ser mais independente. Isso porque a comunicação, seja verbal ou não verbal, é essencial para que o ser humano interaja com o mundo que o cerca.

Afinal, quando proporcionarmos espaço e situações nas quais as crianças e os adolescentes podem exercitar sua autoconfiança e agir com protagonismo, eles podem, de fato, desenvolver conscientemente sua proatividade.

Líder em Mim - Hábito 2: Comece com um objetivo em mente

Parceria escola e família: A importância da família ativa na vida e nos estudos do aluno