Projeto sobre dengue

Por Prof. Kenia Cristina - Anos Iniciais

Parece que estamos voltando no tempo, mas é só o mosquito Aedes Aegypt que voltou a nos assolar com a Dengue. Já passamos por coisas piores, não é mesmo?! Ainda bem que dessa doença é bem mais fácil nos protegermos. Basta impedir a reprodução do mosquito!

Em meio a essa situação, nos perguntamos: De que maneira poderíamos promover tal feito de forma eficaz? E a resposta estava bem diante de nossos olhos: conscientizando as crianças!

É da natureza das crianças absorver as informações como uma esponja seca, sedenta por uma gota d 'água, e propagá-la como forma de consolidar e demonstrar seu conhecimento. Aproveitando-nos disso, desenvolvemos um projeto com as crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental com o intuito de conscientizá-las sobre a Dengue, o que é, como se transmite e consequentemente, o que podemos fazer para impedir a sua propagação. E assim, iniciamos um ciclo virtuoso, no qual as crianças, transmitindo conhecimento, podem ajudar a cessar a transmissão da doença.

Por mais que se trate de um assunto atual e frequentemente divulgado na mídia, percebemos que poucos alunos sabiam do que se tratava e o perigo que o mosquito Aedes Aegypt oferece às pessoas. Então, durante as aulas, os alunos assistiram a vídeos curtos, pesquisaram imagens relacionadas à prevenção do vírus da Dengue e trocaram ideias e opiniões sobre o assunto. Proativamente,  crianças de apenas 6 anos de idade propuseram medidas como: falar para outra turma sobre os perigos do mosquito, confeccionar cartazes e viseiras e apresentar o que aprenderam para outras turmas.

Tratar do assunto no ambiente escolar despertou neles a curiosidade e a conscientização que buscamos, e eles se tornaram verdadeiros agentes de prevenção da doença, levando muito a sério o assunto estudado e propagando seus ensinamentos para seus familiares e amigos. Tanto é que diariamente surgem comentários como “Prô, falei com a mamãe para não deixar água parada.” “Na casa minha vó tem plantas, falei para ela colocar areia nos pratinhos”.

Assim, de forma simples e lúdica, os alunos estão sendo capazes de promover um bem à sociedade, além de se desenvolverem nos aspectos social, pessoal e cognitivo, exercitando habilidades de construção do pensamento, comunicação e socialização. Além de conscientizar aos demais, os alunos estão sendo protagonistas de sua aprendizagem com a sala de aula invertida e percebendo a valorização de seu trabalho, o que é importante para a construção da identidade de cada um.

O 1º Ano do Colégio Helios já fez a sua lição. E você, já conferiu se tem água parada por aí?

Vamos juntos impedir que a Dengue se propague!

Ah… e não se esqueça de passar repelente!

Sistema de avaliação

Páscoa, uma data  para celebrarmos uma nova vida!