Hábito 6: Crie sinergia, juntos podemos fazer melhor

Por Hermes Leandro Nunes - Prof. Geografia

Por definição simples, criar sinergia é um estado elevado de colaboração criativa em que o resultado combinado é maior que a soma das partes. Esse espaço colaborativo é alcançado reunindo ou conhecendo diferentes pessoas com suas diferentes habilidades e entendimentos  para obter uma perspectiva mais ampla e completa do que se você estivesse sozinho.

Ao se comunicar de forma sinérgica, você abre o coração, a mente e a expressão para novas possibilidades, novas oportunidades e novas escolhas.

Buscar uma terceira opção ou encontrar sinergia em um relacionamento não é um processo fácil, pois não se trata apenas de uma negociação em que um ganha e outro perde. A mudança deve acontecer em relação ao pensamento padronizado "você ou eu". Para isso é necessário passar por um processo de amadurecimento individual e autoconhecimento. Sinergia significa compartilhar o poder de decisão entre um grupo de pessoas, onde todos contribuem e agregam ao todo. Valorizar as diferenças é sinergia, a essência das diferenças mentais, emocionais e psicológicas das pessoas. E a chave para apreciar as diferenças é perceber que nem todas as pessoas veem o mundo a partir de suas próprias perspectivas, ou seja, não existe uma só verdade, mas a verdade de cada um, vista sob seus próprios paradigmas. E assim, ao respeitar, valorizar e até exaltar as diferenças de cada um, utilizando o que cada um tem de melhor em benefício do todo,  nasce a sinergia.

A sinergia é uma terceira chance - não minha, não sua, mas uma terceira, melhor do que qualquer um de nós pode imaginar, resultando em novos objetivos comuns e todos participando do processo com comprometimento e responsabilidade.

Trata-se de resolver problemas, aproveitar oportunidades e resolver diferenças — não por meio de concessões, nem mesmo por meio da colaboração em que um mais um dá dois, mas por meio da colaboração criativa em que um mais um dá três ou mais.

Ninguém trabalha sozinho para alcançar seus objetivos, Todos constroem caminhos e soluções diante de imprevistos ou mesmo de problemas que aparecem.

Transformar obstáculos e dificuldades em oportunidades é uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento. Combine os pontos fortes das pessoas com quem você convive com uma mentalidade de  equipe  positiva, e o resultado será muito melhor do que você poderia imaginar!

Hábito 7 - Afine o seu Instrumento, o equilíbrio é melhor!

Hábito 5 - Procure primeiro compreender, depois ser compreendido