Programa Socioemocional Líder em Mim – O que faz a Equipe Farol?

Por Mariana Moreira - Prof. de Língua Portuguesa e Inglês

No cenário em constante evolução da educação, o programa "Líder em Mim", baseado nos princípios do livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey, emerge como um farol de mudança, remodelando a forma como vemos a aprendizagem nas escolas. A educação não é apenas sobre transmitir conhecimento específico, mas um campo fértil para o crescimento pessoal e a construção de habilidades socioemocionais que os alunos carregarão consigo ao longo de suas vidas. O "Líder em Mim" se destaca como uma abordagem que abraça essa visão abrangente da educação, auxiliando na construção de caráter, liderança e habilidades de vida essenciais.

A implementação bem-sucedida do programa "Líder em Mim" no Colégio Helios começou por meio da transformação dos próprios educadores e colaboradores. O treinamento com as assessoras do LEM desempenhou um papel crucial nesse processo, permitindo que diretores, coordenação, corpo docente e demais colaboradores internalizassem os princípios dos 7 hábitos e compreendessem como integrá-los de maneira eficaz no ambiente escolar e em sua vida pessoal (o que é de extrema importância). Essa imersão foi fundamental para criar uma cultura de aprendizado e liderança que beneficia todos os envolvidos.

Após a implementação do programa, o Colégio Helios elegeu um grupo de 10 colaboradores – professores e gestores – que compõem, então, a Equipe Farol. Em alguns contextos, o substantivo "farol" pode ser usado como um sinal de referência ou ponto de partida para direcionar alguém. Por exemplo, "seguir o farol" pode significar seguir um exemplo ou uma direção clara. Partindo dessa definição, a Equipe Farol desempenha um papel importante na tradução dos princípios dos 7 hábitos na comunidade escolar, sendo responsável por liderar projetos socioemocionais pautados nos conceitos do “Líder em Mim”, organizar os diversos eventos realizados pelo colégio, criar ações que estimulem os hábitos nos alunos e demais professores e unir forças para que o programa, de fato, aconteça e se estenda em todos os espaços da escola, “guiando” toda a equipe durante o processo. A Equipe Farol une forças para a construção de uma cultura de liderança nas salas de aula e em toda a escola.

O programa “Líder em Mim” vai além dos 7 Hábitos, integrando esses princípios no DNA da escola e fomentando um ambiente de aprendizado que promove liderança, responsabilidade e respeito mútuo. Ao abraçar o “Líder em Mim”, estamos auxiliando na criação de uma geração de líderes autênticos, capazes de enfrentar desafios, aceitar mudanças e contribuir positivamente para a sociedade. O Colégio Helios, junto à Equipe Farol, segue firme na missão de tornar-se uma Escola Farol!

Conheça mais sobre Stephen Covey, criador dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes:

Hábito 7 - Afine o seu Instrumento, o equilíbrio é melhor!