Conheça mais sobre Stephen Covey, criador dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes:

Por Talita Camargo - Consultora de Marketing

Nas últimas edições do nosso blog falamos sobre cada um dos 7 hábitos, trabalhados no Programa Socioemocional Líder em Mim. Que tal agora conhecer um pouco mais sobre Stephen Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, no qual o programa se baseia?

Stephen Richards Covey foi um autor, palestrante e educador americano conhecido por seu trabalho em liderança, eficácia pessoal e desenvolvimento pessoal. Ele nasceu em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos em 24 de outubro de 1932. Covey obteve um doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e ensinou na Universidade Brigham Young, onde também se envolveu em pesquisas sobre liderança e sucesso.

Covey fundou a Covey Leadership Center, que posteriormente se tornou parte da FranklinCovey, uma empresa dedicada ao treinamento e consultoria em desenvolvimento de liderança e eficácia pessoal. Além disso, ele se tornou um palestrante internacionalmente reconhecido, compartilhando suas ideias com organizações e indivíduos em todo o mundo. Covey faleceu em 16 de julho de 2012.

Era casado com Sandra Merrill Covey, com quem teve nove filhos. Sua família desempenhou um papel importante em sua vida e em sua abordagem de desenvolvimento pessoal. Ele frequentemente citava exemplos de suas experiências familiares para ilustrar os princípios que ensinava.

O impacto de Covey no mundo foi profundo e duradouro. Seus ensinamentos influenciaram indivíduos, líderes e organizações em todo o mundo, inspirando-os a buscar a excelência, a autodisciplina e a liderança consciente.

O legado de Stephen Covey continua a inspirar pessoas a assumirem a responsabilidade por suas vidas, a trabalharem em direção a objetivos significativos e a cultivarem relações saudáveis e produtivas.

Publicado pela primeira vez em 1989, “os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” continua a ser uma fonte de inspiração e orientação para milhões de pessoas em todo o mundo. Se você está em busca de um caminho para a excelência pessoal e profissional, esta é uma excelente dica de leitura. Os princípios atemporais delineados por Covey oferecem uma estrutura sólida para alcançar a eficácia e o sucesso duradouros em todas as áreas da vida.

Vamos recapitular brevemente cada um dos hábitos?

Hábito 1 - SEJA PROATIVO: Covey começa enfatizando a importância de assumir o controle de nossas vidas, reconhecendo nossa responsabilidade em escolher nossas respostas às circunstâncias. Você está no comando;

Hábito 2 - COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE: É o hábito da visão, de conter um plano. Covey incentiva a criação de uma visão clara e definida do que desejamos alcançar em longo prazo. Isso nos ajuda a priorizar nossas ações e decisões diárias;

Hábito 3 - FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE: É o hábito da integridade e execução. A administração do tempo é a chave, ensina a não nos perdermos em atividades irrelevantes, sermos, de fato, produtivos;

Hábito 4 - PENSE GANHA-GANHA: É o hábito do benefício mútuo. Covey propõe uma abordagem de cooperação em vez de competição;

Hábito 5 - PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO: E já diziam os grandes sábios: “Você tem dois ouvidos e uma boca para poder ouvir mais e falar menos. É o hábito da compreensão mútua. A escuta empática é a base. Isso fortalece as conexões e nos permite resolver conflitos de maneira mais eficaz, criando um ambiente de respeito mútuo;

Hábito 6 - CRIE SINERGIA: É o hábito da cooperação criativa. Valorizar as diferenças e trabalhar em equipe são os pilares deste hábito. Covey nos lembra de que a colaboração produz resultados melhores do que o trabalho individual;

Hábito 7 - AFINE O INSTRUMENTO: Por último, mas não menos importante, este hábito trata do cuidado com o nosso bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

A implementação desses hábitos em nossa vida não se dá de um dia para o outro, mas só depende de nós mesmos. Vamos começar?

Afinal, como diria Covey, “grandes coisas têm pequenos começos”.

O impacto da alimentação saudável na qualidade de vida

Programa Socioemocional Líder em Mim – O que faz a Equipe Farol?