O impacto da alimentação saudável na qualidade de vida

Por Dra. Alessandra Roggerio - Nutricionista

Quando pensamos sobre qualidade de vida normalmente associamos, de forma intuitiva, ao “sentir-se bem”. Embora a qualidade de vida envolva a avaliação do bem-estar geral de um indivíduo na sociedade, seu conceito é muito mais abrangente. Com uma visão multidimensional, o conceito de qualidade de vida compreende um conjunto de fatores relacionados com a condição física, social e psicológica dos indivíduos. Sendo assim, esta noção de qualidade de vida vai ao encontro dos principais fatores que a influenciam: a saúde, o trabalho e o meio ambiente.

Muitas evidências mostram que a saúde é fundamental no processo de busca de qualidade de vida. Como um exemplo, é possível imaginar que uma boa saúde permite que o indivíduo tenha mais disposição para realizar o seu trabalho, e com o seu salário a possibilidade de ter lazer e melhorar o seu humor. Também tem a possibilidade de tornar o seu lar mais confortável e adequado para o seu convívio em família. E assim, como em uma corrente do bem, a sua percepção de qualidade de vida também será melhor.

Uma alimentação saudável é um pilar fundamental para garantir uma qualidade de vida satisfatória. O que colocamos em nossos pratos tem um impacto direto em nossa saúde física e mental, afetando nossa energia, disposição e bem-estar geral.

A composição exata de uma dieta diversificada, equilibrada e saudável varia de acordo com as características individuais de cada pessoa (idade, sexo, estilo de vida e grau de atividade física), contexto cultural, alimentos disponíveis localmente e hábitos alimentares. Uma dieta equilibrada deve incluir uma variedade de alimentos, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura. Esses alimentos fornecem os nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, proteínas e fibras, que o corpo necessita para funcionar adequadamente.

Ao optar por alimentos naturais e minimamente processados, reduzimos a ingestão de gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio em excesso, fatores que estão associados a várias doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, uma alimentação saudável está intrinsecamente ligada à prevenção de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. Estudos têm mostrado que uma dieta rica em antioxidantes, presentes em frutas e vegetais, pode ajudar a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de câncer e envelhecimento precoce.

A qualidade de vida não se resume apenas à saúde física, mas também à saúde mental. Uma dieta equilibrada pode influenciar nosso humor, níveis de energia e até mesmo nossa capacidade cognitiva. Alimentos ricos em ômega-3, como peixes, nozes e sementes de chia, têm sido associados a melhorias na saúde cerebral e na redução do risco de depressão.

No entanto, a alimentação saudável não deve ser encarada como uma restrição, mas como uma oportunidade de explorar novos sabores e hábitos alimentares. Moderações e escolhas conscientes são a chave para manter uma dieta sustentável a longo prazo.

Em resumo, a relação entre alimentação saudável e qualidade de vida é inegável. Ao adotarmos uma abordagem equilibrada em nossa dieta, estamos investindo no nosso bem-estar presente e futuro, permitindo-nos desfrutar de uma vida mais plena, ativa e saudável. Portanto, escolher o que colocamos em nosso prato é uma das decisões mais importantes que podemos tomar para cuidar de nós mesmos.

Convite especial: 27ª Feira Cultural da #FamíliaHelios

Conheça mais sobre Stephen Covey, criador dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes: