Convite especial: 27ª Feira Cultural da #FamíliaHelios

Por Daniela Magno - Vice-diretora Pedagógica

Com poucos meses para encerrarmos mais um ano letivo desses mais de 30 anos de história, a atmosfera do Colégio Helios ficou tomada pela nostalgia e nada mais apropriado que o tema "De volta ao passado" para contemplar nossa 27ª Feira Cultural.

A ideia por trás dessa missão é simplesmente fantástica: fazer uma viagem no tempo em diversos aspectos, explorando a evolução dos meios de comunicação, das roupas, das brincadeiras e muito mais. Nossos alunos e corpo docente, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, mergulharam de cabeça nesse evento que nos transportará para os tempos de outrora.

Os pequenos do Maternal, juntamente com seus pais e professores, fizeram uma viagem no tempo para resgatar as brincadeiras antigas, aquelas vivenciadas por nossos avós. Bambolê, pião, bolinha de gude, amarelinha, pular corda e outras brincadeiras vieram à tona, algumas até então desconhecidas pelas crianças dessa geração. A proposta é propiciar um momento de união e diversão que transcende gerações.

As turmas do Nível I desenvolveram projetos voltados a uma jornada ao passado cinematográfico. Eles exploraram como as pessoas assistiam aos filmes em tempos antigos e como eram esses filmes. A época em que os filmes eram projetados em grandes locais e as pessoas assistiam de dentro de seus carros foi revivida. Além disso, os alunos se aventuraram a criar filmes inspirados em lendas do cinema como Charles Chaplin e Marilyn Monroe, para exibir durante a feira.

As turmas do Nível II adoram viajar no tempo, mas vão além disso, vão se projetar para o futuro. Os alunos pesquisaram sobre profissões antigas que já não existem mais (tais como: acendedor de poste, datilógrafos, etc) e também sobre as profissões atuais (bombeiros, policiais, astronautas, desenhistas, etc) que eles consideram como profissões muito importantes e legais. A pesquisa e o empenho foram tão grandes que ganharam suas primeiras carteiras de trabalho! Além disso, criaram uma cápsula do tempo, cheia de mensagens e desejos para o futuro, a ser aberta apenas em 2035, quando se formarão no Ensino Médio.

As turmas do 1º ano embarcaram em uma pesquisa profunda sobre a imigração italiana, explorando como e quando essas pessoas vieram para o Brasil. Investigaram curiosidades sobre a Itália, os navios que trouxeram os imigrantes, as dificuldades enfrentadas e as contribuições para nossa cultura. O trabalho se baseou no livro "Nas Ruas do Brás" do Dr. Drauzio Varella.

Os alunos do 2º ano construíram uma "fábrica de memórias", envolvendo famílias e escola. Cada um trouxe suas próprias memórias e histórias, viajando no tempo de suas vidas, relembrando transformações, desafios e novidades. Foi uma experiência emocionante que mostrou como é bom viver.

As turmas do 3º ano viajaram no tempo e encontraram um Rio Tietê maravilhoso e limpo. Trouxeram à tona as competições esportivas e momentos agradáveis que eram rotina quando o rio tinha águas cristalinas. Essa viagem no tempo nos convida a refletir sobre a importância de cuidar da natureza e evitar a poluição dos rios.

As turmas do 4º ano percorreram a evolução da fotografia, desde sua origem até a nossa relação atual com a imagem. Eles até mesmo nos convidam a entrar no clima e tirar fotos juntos, lembrando que hoje as fotos não são mais impressas, mas sim postadas em redes sociais, acompanhe nosso instagram.com/oficialcolegiohelios

As turmas do 5º ano se dedicaram à pesquisa sobre a evolução da comunicação, desde as pinturas rupestres nas cavernas até os meios de comunicação modernos, como rádios, TVs e internet. Foi uma jornada de reflexão sobre como a comunicação evoluiu e se tornou instantânea em qualquer lugar do planeta, das cartas a mensagem instantânea por meio de diversos dispositivos!

O 6º ano trouxe a sensação dos anos 60 para os dias atuais, com a oportunidade de frequentar lanchonetes da época e provar delícias servidas por garçons caracterizados. Além disso, prepararam um show incrível dos Beatles, com uma versão do 6º ano do Helios. Um evento imperdível!

As turmas do 7º ano nos convidaram a participar da experiência das discotecas dos anos 60, com apresentações musicais e DJs para dançar ao som das músicas da época.

Os alunos do 8º ano se aprofundaram na pesquisa e apresentarão com muita graça antigos programas de TV que fizeram sucesso nos anos 90, incluindo ícones como Angélica, Xuxa e o Castelo Rá-Tim-Bum, proporcionando um mergulho na nostalgia para os visitantes.

As turmas do 9º ano exploraram o que se encontrava nas ruas dos anos 80, incluindo carros e objetos que hoje são raros, como as kombis que vendiam ovos e os engradados de garrafas de groselha.

As turmas do Ensino Médio aguardam a todos na quadra da escola com uma viagem aos anos 2000, repletos de vivências e revoluções. Eles destacarão os esportes mais relevantes da época, o que passava na TV, as revistas mais populares como a Capricho e até farão apresentações de FlashMob. Uma grande oportunidade de reviver os anos 2000!

Convidamos a todos para nossa 27ª Feira Cultural com o tema "De volta ao passado" , uma celebração da história e da evolução, proporcionando momentos memoráveis de aprendizado e diversão para nossos alunos, amigos e suas famílias. Estamos empolgados para a próxima jornada no tempo em que nossos alunos nos levarão. A Feira será aberta ao público, não deixe de convidar seus parentes e amigos!

Nos vemos dia 30/09 às 11h! Até lá!

Programa de Estágio no Colégio Helios

O impacto da alimentação saudável na qualidade de vida