Tecnologia x Sala de aula

Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje”
 (Pela Internet - Gilberto Gil)
A integração da tecnologia nas salas de aula tem se mostrado uma ferramenta transformadora no processo educacional. Desde a popularização dos computadores e dispositivos móveis, passando pela implementação de softwares educacionais e plataformas online, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental no ensino e aprendizado.
Um dos principais benefícios do uso da tecnologia nas aulas é a personalização do ensino. No colégio Helios, a tecnologia é utilizada durante as aulas por meio da plataforma Plurall, em que temos acesso aos cadernos digitais, banco de questões, as ferramentas Cloudlabs, Maestro, Redação Nota Mil e TC On-line, e de atividades gamificadas, com o uso de recursos pedagógicos on-line, como Quizzes, Kahoot, Google Earth, Youtube, Geogebra, simuladores, etc, o que permite aos professores o desenvolvimento de aulas dinâmicas que desenvolvem a cultura digital, garantindo a formação integral dos estudantes, estimulando a colaboração entre os alunos e promovendo a construção de conhecimento de forma mais efetiva. O acesso dos alunos à internet ocorre de maneira segura, já que nossa rede de wifi é protegida por um firewall, uma robusta ferramenta que inspeciona o tráfego de dados, filtrando, com base em regras cuidadosamente predefinidas, o que pode ou não pode ser acessado, além dos dispositivos utilizados para acessar a internet através da nossa rede.
Dessa forma, asseguramos que o uso da tecnologia seja direcionado para a finalidade pedagógica e de lazer saudável nas horas vagas dos estudantes, além de trabalharmos constantemente a conscientização para o uso saudável e responsável da internet, sobretudo em relação às redes sociais.
Com a popularização da tecnologia, é comum que as novas gerações tenham esses equipamentos inseridos em seu dia a dia, e a escola não deve estar de fora dessas influências. Entretanto, vale frisar que a tecnologia não substitui o papel dos professores na educação, sendo fundamental que os educadores saibam conduzir a utilização dessas novas mídias e softwares.
Dicas de como ter uma relação saudável com a tecnologia:
  1. Crie vínculos (joguem juntos, assistam juntos, acessem a internet juntos);
  2. Estimule a imaginação (gravem vídeos, tirem fotos, criem juntos);
  3. Mantenha uma conversa aberta sobre os riscos da tecnologia e da internet;
  4. Viajem juntos pelo Google Earth;
  5. Estimule a prática de outras atividades (esportes, leitura, música, idiomas e etc.);
  6. Faça controle dos acessos (supervisão dos responsáveis).
  7. Conscientize os filhos contra o cyberbullying.
  8. Garanta a privacidade dos dados (não deixe senhas e logins salvos em eletrônicos e sites desconhecidos).
  9. Por último, mas tão importante quanto, limite o tempo de uso de eletrônicos e utilize as ferramentas de vigia e monitoramento parental.
Desafio Tec:
  1. Jogue com seu filho, irmão, primo ou sobrinho, permita conhecer o mundo tecnológico dele.
  2. Conheça um país diferente através do Google Earth.
E lembre-se: “Criatividade é a arte de conectar ideias.” (Steve Jobs)

Além dos livros: O legado que almejamos para nossa jornada acadêmica

O Programa Líder em Mim de dentro pra fora: a incorporação na Gestão Escolar