O Programa Líder em Mim de dentro pra fora: a incorporação na Gestão Escolar

Por Thais Lima - Mestra em Gestão Escolar

Você que frequenta o Colégio Helios muito provavelmente já observou em nossa recepção o que dizem a nossa missão, visão e valores:

Missão: educar com qualidade, acolhimento e segurança.

Visão: ser referência em ensino de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos dotados de senso crítico e socialmente responsáveis.

Valores: ética, respeito ao próximo, valorização dos nossos colaboradores e alunos.

Esses dizeres nem sempre estiveram escritos em uma placa de metal afixada na parede. No entanto, desde a sua fundação, o Colégio Helios sempre os praticou, implícita e cotidianamente.

Nossa preocupação sempre foi muito além da formação acadêmica de nossos alunos, buscando também propiciar condições para que eles pudessem se desenvolver como pessoas emocionalmente saudáveis, preparados para a vida em sociedade, e ao longo desses mais de 30 anos de história pudemos perceber que temos sido bem sucedidos nesse propósito, de modo que escrever aquelas “plaquinhas” de metal foi realmente apenas a materialização da nossa essência.

Quando conhecemos o Programa Socioemocional Líder em Mim (LEM), em meados de 2022, nos deparamos com a possibilidade de aplicação, de maneira estruturada, de tudo aquilo que acreditamos ser importante na formação do ser humano como indivíduo, e que, no fundo, já praticávamos, mas agora com uma metodologia de estudos e práticas que poderiam tornar visível de forma objetiva a nossa essência, que vai ao encontro do objetivo proposto pelo Programa: proporcionar um ambiente e situações para que cada um de nós possa buscar nos conhecer e nos desenvolver a ponto de nos tornarmos líderes de nós mesmos. Vivendo de maneira coerente com nossos princípios e valores e, portanto, sendo felizes.

Assim, em 2023 iniciamos a implantação do LEM, não nos restringindo ao treinamento oferecido pelo pelo próprio programa, mas indo muito além dele, pois mesmo antes de sua adoção já praticávamos alguns dos 7 hábitos (seja proativo; comece com um objetivo em mente; primeiro o mais importante; pense ganha - ganha; primeiro busque compreender antes de ser compreendido crie sinergia; afine o instrumento).

Além dos elementos físicos que são encontrados em nosso colégio, como as diversas árvores dos 7 hábitos construídas pelos próprios alunos e as contas bancárias emocionais movimentadas por toda a comunidade escolar, temos muitas vivências que demonstram a incorporação dos 7 hábitos em nosso dia a dia, principalmente porque muitos deles já faziam parte da essência da nossa instituição.

Para atingir os objetivos do Programa, precisamos não somente ensinar os sete hábitos aos nossos estudantes, mas vivê-los, pois a mudança vem de dentro para fora, e se fortalece no exemplo.

Assim, incorporamos os sete hábitos em nossa gestão escolar, pautando neles a realização do plano de desenvolvimento profissional individual de nossas lideranças, de modo que eles possam desenvolver em si e inspirar em toda a comunidade escolar a liderança que queremos ensinar para os nossos estudantes, inspirando-os pelo exemplo, pois, como disse Stephen Covey:

"Em última análise, o que somos comunica com muito mais eloquência do que o que dizemos ou fazemos."(pg 48, Covey)

Iniciamos nosso processo de desenvolvimento pelo autoconhecimento. Cada um de nós buscou se conhecer um pouco mais, possibilitando potencializar nossas qualidades, acolher e rever nossas falhas, em busca da melhoria contínua, o que não é tarefa fácil, pois se trata de um processo contínuo e demanda maturidade e, por vezes, apoio daqueles que nos cercam no âmbito pessoal e profissional, sempre respeitando o tempo necessário para a solidificação do processo em cada um.

Ao identificar suas falhas e desejando buscar a melhoria, nossos colaboradores contam com o suporte de seus líderes, que, empenhados e participativos, dão sugestões, acompanham seu dia a dia, mantendo aberta a via de ensino-aprendizagem e parabenizando cada conquista. E para que a melhoria seja perene, esse esforço é diário, como um fazendeiro cuidando de sua fazenda:

"A fazenda é um sistema natural. O esforço precisa ser diário, e o processo, respeitado. As pessoas sempre colhem o que semeiam. Não existe atalho.

Este princípio também é válido, em última análise, para o comportamento humano, para os relacionamentos. Eles são também um sistemas naturais, baseados na lei da colheita." (pg 47, Covey)

Os resultados tem sido visíveis, permitindo-nos perceber a felicidade e o envolvimento de cada um nos eventos ou atividades que realizamos em conjunto. Da mesma maneira, acreditamos que a educação dos nossos estudantes, que se dá ao longo de toda a vida escolar (aproximadamente 15 anos), também é um processo natural, em que a família e a escola precisam participar em parceria, ativamente e de forma coerente.

Quanto antes começarmos, melhor! Por isso, convidamos todas as famílias a participarem conosco dessa busca pela liderança de suas próprias vidas. Juntos vamos inspirar nossos alunos.

Tecnologia x Sala de aula

A jornada acadêmica pode ir muito além da graduação