A formação do hábito de leitura desde os primeiros anos escolares

Por Prof. Patrícia Barbosa Marinho

"A leitura nos faz viajar sem sair do lugar." Antoine de Saint-Exupéry

Quem nunca se perdeu em uma leitura mágica, cheia de aventuras? A leitura vai muito além de pegar um livro: ela tem o poder de nos transportar para lugares jamais visitados, criando mundos que só a nossa imaginação pode alcançar.

Quando a leitura se torna parte da vida de uma criança desde os primeiros anos escolares, ela se beneficia imensamente. Seu vocabulário se expande, seu repertório enriquece e sua capacidade de se expressar se aprofunda. Afinal, a leitura é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a aprimorar habilidades já existentes e a compreender que tudo ao nosso redor é, de alguma forma, uma forma de leitura.

De onde veio a leitura?

Tudo começou com a necessidade de se comunicar. Nossos ancestrais, há cerca de 30 mil anos, já usavam a arte rupestre, desenhos em cavernas, para contar histórias de caça, rituais e do seu cotidiano. Era uma forma de "leitura" visual, que servia para passar conhecimento de uma geração para a outra.

Com o tempo, essa comunicação visual evoluiu. Há cerca de 5 mil anos, surgiu a escrita cuneiforme. Ela usava símbolos gravados em tábuas de argila para registros. Quase na mesma época, os egípcios criaram os hieróglifos, que eram mais complexos, com desenhos de animais, objetos e figuras humanas.

Esses primeiros sistemas de escrita eram difíceis de dominar, pois exigiam que a pessoa soubesse o que cada símbolo representava. A grande virada aconteceu com o alfabeto, criado pelos fenícios por volta de 1000 a.C. Eles inventaram um sistema em que cada símbolo representava um som. Foi a base para o alfabeto grego, que por sua vez deu origem ao alfabeto latino, o que usamos hoje.

A leitura no Colégio Helios

No Colégio Helios, incentivamos a leitura desde a Educação Infantil. Nossos alunos são apresentados ao mundo dos livros por meio de releituras artísticas, produções individuais e coletivas, rodas de leitura e contação de histórias. A partir do Ensino Fundamental I e ao longo de toda a trajetória escolar, essa prática se intensifica e se torna ainda mais significativa.

Promovemos projetos que estimulam o prazer pela leitura, como a Maleta Viajante, que leva livros para casa envolvendo também as famílias nesse processo, e a leitura de um livro paradidático por semestre, com atividades reflexivas, criativas e integradas ao currículo. Esses projetos reforçam o papel da escola como mediadora entre o aluno e o mundo da literatura, tornando o livro um companheiro constante em sua formação.

Ler no mundo digital

Com o avanço da tecnologia, a forma como nos comunicamos e lemos também mudou. A leitura, que antes acontecia apenas em livros físicos, hoje está presente em telas: celulares, tablets e computadores. As crianças e os jovens leem mensagens, legendas, e-books, vídeos com legendas automáticas e até jogos com instruções escritas. Tudo isso também é leitura.

Vivemos na era da comunicação virtual, onde interagimos por meio de textos curtos, emojis, áudios e vídeos. Esse cenário exige ainda mais habilidades de leitura e interpretação. Saber compreender diferentes tipos de linguagem, interpretar contextos e identificar intenções se tornou essencial.

Por isso, formar leitores desde os primeiros anos escolares é mais importante do que nunca. A leitura não é apenas uma habilidade escolar, mas uma ferramenta de letramento digital e comunicação crítica. Ao ler bem, compreendemos melhor o mundo, seja ele físico ou virtual.

No Colégio Helios, entendemos que preparar nossos alunos para o futuro também passa por desenvolver competências de leitura que os ajudem a navegar com segurança e autonomia nesse universo digital. Afinal, em qualquer formato, ler é uma forma de conhecer, imaginar e transformar o mundo.



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