Programa Orientação de Estudo

Por Marília Brito - Secretária Escolar

O desenvolvimento dos nossos estudantes é o objetivo principal do nosso colégio, e, por isso, não nos limitamos a simplesmente ministrar os conteúdos em sala de aula.

Além dos professores, que estão diretamente envolvidos no desenvolvimento acadêmico dos alunos, temos uma equipe composta por muitos outros profissionais, que diariamente convivem com todos eles, coordenando, planejando e acompanhando suas atividades, para que esse desenvolvimento acadêmico se dê de forma ampla e irrestrita à sala de aula.

Através desse acompanhamento próximo e individualizado de cada aluno, percebemos que muitos demandam orientação no sentido de descobrir “como estudar”, quais estratégias funcionam melhor para cada um, de que maneira cada um aprende e fixa melhor os conteúdos, pois um mesmo método de ensino pode não ser igualmente eficaz para todos os alunos. Afinal, se somos diferentes, porque aprenderíamos todos da mesma forma?

Partindo do que acreditamos no sentido de que é papel dos educadores identificar as dificuldades de nossos alunos e então ajudá-los traçar o melhor caminho a ser perseguido para o aprendizado eficaz, desde 2018 contamos com o Programa de Orientação aos Estudos (POE), elaborado e implantado pela equipe de coordenação pedagógica, que tem como objetivo auxiliar os alunos a melhorar seu aproveitamento escolar.

Neste programa, acolhemos os alunos individualmente ou em grupo, em reuniões periódicas para entender onde estão suas dificuldades. Conversamos sobre dicas de organização, leitura, técnicas de estudos, gestão de tempo, acesso e uso das ferramentas digitais disponíveis e muitos outros temas afins, proporcionando reflexão e conhecimento de suas habilidades, bem como o uso delas para sua aprendizagem.

Assim, guiamos nossos alunos, prezando por um aproveitamento de qualidade, e não necessariamente quantidade, com um processo contínuo que resulta num aprendizado perene, que se consolida para a vida, e não apenas para o dia da prova.

Ajudamos os alunos a encontrar diversas formas de estudar e aprender, sugerindo, de acordo com o perfil de cada um, os meios e estratégias possivelmente adequadas, de modo que o próprio aluno possa vislumbrá-las e experimentá-las, para que possa descobrir qual delas funciona melhor para ele e para a disciplina que necessita estudar.

Ao longo desses anos, temos visto que com o empenho dos alunos e todo esse apoio paralelo da nossa equipe de coordenação pedagógica ao trabalho desenvolvido pelos docentes em sala de aula, temos colhido ótimos resultados em relação ao desempenho pedagógico de nossos alunos, da forma como acreditamos ser a mais sólida: um aprendizado global, em que os estudantes se tornam protagonistas de seu aprendizado, de suas escolhas e da sua vida!

Um novo ano, sempre um recomeço

Além dos livros: O legado que almejamos para nossa jornada acadêmica