Permissão para sentir - Eletivas 2º trimestre

Por Prof. Hermes Leandro

Neste segundo trimestre, a disciplina eletiva foi marcada por uma rica jornada de autoconhecimento e conexão, tendo como base o livro Permissão para Sentir, de Marc Brackett. A escolha dessa obra mostrou-se bastante significativa, pois, de maneira acessível e sensível, o autor convida o leitor a explorar o vasto universo das emoções e a compreender a importância de acolhê-las.

Os conceitos trazidos pelo livro nortearam o planejamento e o desenvolvimento de atividades voltadas à educação emocional. Por meio de reflexões guiadas, rodas de conversa e dinâmicas, os estudantes foram incentivados a reconhecer e nomear suas emoções, a compreender a vulnerabilidade como uma força e a perceber que permitir-se sentir é o primeiro passo para uma vida mais autêntica.

Esse processo promoveu um ambiente de diálogo aberto, fortalecimento da empatia, ampliação da consciência emocional e maior preparo para lidar com os desafios do cotidiano. Os alunos demonstraram avanços na forma de expressar sentimentos, respeitar as diferenças e compreender o impacto das emoções em suas relações.

A experiência inspirada em Permissão para Sentir reforçou a relevância de se trabalhar projetos socioemocionais no ambiente escolar. Em um mundo cada vez mais dinâmico e desafiador, a escola precisa ir além da transmissão de conteúdos acadêmicos, contribuindo também para o desenvolvimento integral dos estudantes. Oferecer ferramentas para lidar com as emoções, resolver conflitos de maneira construtiva e cultivar relacionamentos saudáveis é parte essencial desse processo.

Investir em práticas voltadas à inteligência emocional é, portanto, investir na formação de cidadãos mais conscientes, resilientes e empáticos. A disciplina eletiva cumpriu esse papel ao proporcionar aos alunos oportunidades de reflexão, escuta e crescimento pessoal, reafirmando que o desenvolvimento humano vai muito além dos conteúdos tradicionais, é, acima de tudo, aprender a sentir, compreender e transformar as emoções em aprendizado e convivência.


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